Pastoral da Criança

O que é:
A Pastoral da Criança é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, vinculada à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz.

Objetivo:
Tem como objetivo a promoção do desenvolvimento integral de crianças entre 0 e 6 anos de idade em seu ambiente familiar e em sua comunidade. A sua atuação tem caráter ecumênico, atendendo pessoas de todos os credos e etnias.

Organização:
A Pastoral da Criança foi fundada em 1983, na cidade de Florestópolis (PR), pela médica sanitarista e pediatra, Dra. Zilda Arns Neumann, e pelo então Arcebispo de Londrina, hoje cardeal emérito, Dom Geraldo Majella Agnelo. É reconhecida como uma das mais importantes organizações do mundo a trabalhar em programas voltados ao desenvolvimento integral das crianças, desde o ventre materno até os seis anos de idade. As atividades acontecem no contexto familiar e comunitário. Trata-se de um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A Pastoral da Criança trabalha junto às famílias pobres e extremamente pobres, por meio da atuação voluntária de líderes comunitários capacitados e de um conjunto de práticas educativas simples, baratas e facilmente replicáveis, focadas na capacitação referente aos cuidados com a gestante e com a criança.
A coordenadora Estadual da Pastoral da Criança, Marli Ludwig, Coordenadora diocesana, Arlete Medeiros e o padre referencial para a Pastoral da Criança, Pe. Luiz Santin.
A meta do Plano Pastoral Paroquial é reativarmos a Pastoral da Criança em nossa Paróquia, escolheu-se o Bairro Jardim Eldorado – comunidade São Sebastião, onde foi realizado a primeira reunião dia 20 de março de 2018 com a participação do Pe. Leonir Alves, seminarista Adriano Bitencourt, a coordenadora Diocesana da Pastoral da Criança Arlete Medeiros e 15 participantes do bairro. Iniciou-se a formação  no dia 17 de abril de 2018. A formação está sendo realizada em 12 etapas com livro Guia do Líder. Dia 04 de setembro será concluída esta etapa de formação onde temos 05 líderes: Irene Magnus dos Santos, Lucimeri Monteiro Evaldt, Marlene Monteiro da Silva Roldão, Márcia Meinart e Rosilene Lentz Bauer Alves. No dia 29 de agosto já participaremos da reunião diocesana em Osório.