Pastoral da Comunicação - PASCOM

Pastoral da Comunicação – PASCOM

Coordenadora: Caciane Netto e Jéssica do Nascimento

O que é:
É a pastoral que está em comunhão com toda a comunidade paroquial. È aquela que acolhe a todos os movimentos, pastorais, serviços e comunidades, contribuindo para que haja participação das relações humanas, solidarizando-se em suas organizações e planejamentos facilitando o intercâmbio de informações e manifestações, usando recursos e instrumentos que facilitem este relacionamento da comunidade paroquial com a sociedade, dinamizando assim as ações comunicativas.

A Pascom surgiu em resposta à urgente necessidade da Igreja em utilizar e evangelizar os meios de comunicação social.

Objetivo:

Anunciar o Evangelho e promover a comunhão dentro da Igreja, entre os fiéis, o clero, as pastorais, movimentos, serviços e comunidades. Realizando uma comunicação para os envolvidas à vida eclesial, que podemos chamar de comunicação interna. Bem como, ser o elo de ligação com os membros que estão fora da vida da Igreja e os demais meios de comunicação, onde podemos denominar como comunicação externa.

Organização:

Em nossa paróquia, a Pascom faz encontros mensais, onde os membros (que chamamos de pasconeiros) interagem entre si, alicerçados nos quatro eixos que o Documento 99 da CNBB, Diretório de comunicação da Igreja no Brasil, orienta: Espiritualidade, Formação, Articulação e Produção.

A Pascom também é responsável pela organização de um Estudo Paroquial de Iniciação à Vida Cristã, que acontece uma vez por mês na paróquia.

Tem também, a responsabilidade de compartilhar os assuntos de relevância da Igreja, bem como atividades e ações promovidas na paróquia e diocese nas redes sociais e no site paroquial.