Pastoral da AIDS

Pastoral da DST/AIDS

Coordenadora: Iara Maria de Carvalho

O que é:
Esta Pastoral tem as suas primeiras articulações em 1999, no encontro Nacional de ONGs – (ENONG)- Encontro  Nacional de Organizações Não Governamentais- quando houve o primeiro anúncio oficial da criação da comissão de DST/AIDS  da Pastoral da Saúde . Em 27 de maio de 1999 houve uma primeira reunião com os membros em Brasília – quando foram apresentados ao presidente da  CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Dom Jaime Chemello e ao bispo da Pastoral Social, Dom Jacir Braido.

De 01 a 03 de agosto de 1999 a comissão organizou o encontro denominado Oficina de Articulação Solidária em Brasília . Por sua vez esta Comissão realizou o primeiro seminário “ AIDS  e desafios para a Igreja do Brasil.”, de 12 à 15 de julho de 2000 em Itaici- SP , que reuniu o ministro da saúde José Serra, coordenadores Nacional das Políticas DST/AIDS Paulo Teixeira, bem como o coordenador adjunto, Dr. Raldo Bonifacio Costa Filho, o presidente do Pontifício Conselho da Saúde e representante do Papa, Dom Xavier Barragán, o arcebispo emérito de São Paulo, cardeal Paulo Evaristo Arns, o representante da CNBB, Dom Eugèneo Lambert Rixen, religiosos, religiosas e lideranças do movimento da AIDS de todo o Brasil, direta e indiretamente ligadas à Igreja.
Em março de 2001 com representantes coordenadores das cinco regiões do Brasil, são elas : Nordeste, Centro-Oeste , Norte, Leste e Sul , secretario executivo, Alberto Marques de Souza, assessor Nacional Frei Luiz Carlos Lunardi ,Bispo referencial e Presidente Dom Eugenio Lambert Adrian Rixen. Esta equipe continuou o trabalho de organização, desvinculando a comissão da Pastoral da Saúde e encaminhando a legalização da Pastoral da AIDS , com estatuto e sede, regimento, secretaria e coordenação própria. Tendo em conta que a pastoral existe de fato na base ,nos locais de atendimento, nas entidades especificadamente ligados à luta contra a AIDS , a coordenação decidiu apostar na organização dos regionais.
O eixo motivador da Pastoral da AIDS, parte da maneira como Jesus se relacionou com os homens e mulheres do seu tempo e agir. Jesus quer nossa felicidade baseada na vivência das bem- aventuranças. O ideal proposto às  vezes é difícil ser atingido e mesmo do ponto de vista humano, impossível. Valores como fidelidade, respeito, amor são fundamentais para nós.Sabemos que o ser humano é limitado, marcado por quedas e falhas . Como o cego Bartimeu do evangelho, queremos gritar: ”Jesus tem piedade de mim“. O coração de Deus é maior que o nosso pecado. Ele é rico em perdão e misericórdia.
O cristão é chamado a ver naqueles que sofre, o próprio rosto de Jesus:” Eu estava doente e vocês  me visitaram “(Mt 25).
O trabalho da Pastoral da AIDS assume a orientação da CNBB, em sintonia com, o documento de aparecida, Vª Conferência dos Bispos da América Latina e Caribe: “ Consideramos de grande prioridade fomentar uma Pastoral  com pessoas que visem com HIV/AIDS em seu amplo contexto e em seus significados pastorais, que promova o acompanhamento compreensivo , misericordioso e defesa dos direitos das pessoas infectadas; que transmitem informação, promova a educação e a prevenção ,com critérios éticos, principalmente entre as novas gerações, para que desperte a consciência  de todos para conter a pandemia.
O papel dos Agentes da Pastoral da AIDS é educar os cristãos para vivência dos valores evangélicos e dialogar com todas as pessoas de boa vontade que lutam contra a epidemia da AIDS para ampliar o serviço de prevenção e solidariedade.
São dois os momentos fortes de conscientização, sensibilização e engajamento da Igreja no contexto de luto à AIDS. No 3º domingo  do mês de maio- comunidades são convidadas a refletir a epidemia, com a celebração da Vigília Pelos Mortos de AIDS. Um outro momento importante é o Dia Mundial pela Luta Contra a AIDS  1º dezembro.