Pastoral Carcerária

Coordenador: Iara Maria de Carvalho

O que é :
• Presença de Jesus e da Igreja, dentro dos cárceres.
•Sinal de esperança , acolhida e fé , na realidade sofrida dos presídios, pelos testemunho e anúncio  do evangelho.
• Articuladora junto às  famílias dos presos e autoridades.

Objetivo:

•Ser  pastor no mundo do Cárcere, a exemplo de Jesus cristo  que veio para que todos tenham vida, isto é :
•Promover, defender, amar e servir a vida, entrar nas cadeias como sinais da boa notícia (somos a boa notícia);
•Ser revelação constante da pessoa de Jesus para que o ser humano se liberte;
•Escutar e ver a pessoa  aprisionada como filho e filha de deus, pois é Cristo, ali presente, atrás das grades, desfigurado pelo pecado(MT 25,36);
•Ajudar o ser humano  a assumir a própria vida, agindo de maneira que ele se sinta gente.

Organização:

A Pastoral Carcerária é um organismo da CNBB – Conferência Nacional  dos Bispos do Brasil, com um bispo a nível nacional, Dom Herinque Aparecido de Lima.
Na Paróquia a coordenadora é Iara Maria de Carvalho, e o Padre Almo Kohler como Padre Referencial.
O trabalho que o grupo de agentes da Pastoral Carcerária  desenvolve na Paróquia é a visita no Presídio Estadual Feminino  de Torres- PEFT, uma vez por semana, onde encontramos as detentas, com quem lemos e meditamos a Palavra de Deus, rezamos, cantamos e principalmente  escutamos as mesmas. O trabalho da Pastoral Carcerária se destina para, homens, mulheres, jovens, que se encontram nas prisões; familiares dos apenados; vítimas da violência egressos do sistema penitenciário; servidores do sistema penitenciário, sociedade. Sendo presença: vendo, escutando, conhecendo, descendo, fazendo subir, fazendo sair (CF EX 3, 7-8), acolhendo e dialogando, alimentando a esperança; libertando pela Palavra dando testemunho.
“Trabalhamos para melhorar as condições carcerárias, no respeito  pela dignidade das pessoas privadas de liberdade “
“Ai de mim se eu não evangelizar”
                                                                                                         1 cor 9,16 b
“Estava na cadeia e foram me visitar”