Infância e Adolescência Missionária - IAM

Infância e Adolescência Missionária – IAM

Coordenador: Leonardo Gonçalves Padilla

O que é:
A Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) foi fundada por Dom Carlos Forbin Janson, Bispo de Nancy, França, em 19 de maio de 1843. O bispo sempre se interessou muito pela realidade e evangelização dos povos. Seu desejo era ir à China e ser missionário com os missionários. De posse de informações a respeito do sofrimento de milhares de crianças daquele país asiático, era preciso fazer alguma coisa: Dom Carlos resolveu convocar as crianças para socorrer as crianças. Propôs às crianças da França que ajudassem outras crianças recitando uma Ave Maria por dia e doando um dinheirinho por mês; assim surgiu a Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária.
Hoje, a IAM está presente em todos os continentes, em mais de 130 países. Os protagonistas são as crianças e adolescentes, que se dedicam em favor das crianças do mundo inteiro, independentemente da cultura, raça ou religião. É missionária porque educa as crianças no crescimento da fé, inserindo-as nas atividades missionárias numa dimensão universal. Pelo compromisso do batismo, vivem concretamente a experiência da partilha da fé e seus bens com todas as crianças do mundo. É Pontifícia porque sua organização, sua presença em todo o mundo, seu testemunho e eficiência, foi aprovada e assumida pelo Papa como Obra evangelizadora a serviço de toda a Igreja.
São grupos de crianças e adolescentes até 14 anos de idade que atuam como fermento missionário na escola, na família e na comunidade. Cada grupo escolhe uma criança ou adolescente como Coordenador, que anima os encontros e distribui as atividades, com a ajuda de um Assessor adulto. Os grupos devem inserir-se na pastoral de conjunto da paróquia e diocese, e cultivar uma comunicação constante com o pároco, com as coordenações missionárias e com os conselhos pastoral.

Objetivos:

1. Ajudar pais, educadores, catequistas e assessores a despertar, progressivamente, nos meninos e meninas a consciência missionária universal, por meio de um plano de formação adequada para cada idade, com reuniões semanais, levando a compromissos missionários e testemunhando seu protagonismo na evangelização e na solidariedade.

2. Suscitar e promover o espírito missionário universal entre as crianças, levando-as a partilhar sua fé e os meios materiais com as crianças das regiões e das Igrejas mais necessitadas em todo o mundo.

3. Despertar e fortalecer as vocações missionárias, pois o conhecimento da vida e das necessidades das outras crianças suscita, necessariamente, o anseio de conhecer e amar a todos como irmãos e irmãs e de anunciar Jesus, para os que ainda não o conhecem.

4. Promover a cooperação espiritual por meio da oração, sacrifícios e testemunho de vida. A criança missionária, como Jesus, “primeiro faz, depois anuncia”.

5. Cooperar materialmente com ofertas, fruto de privações e mortificações pessoais, para as crianças necessitadas de todo o mundo.

Na sua finalidade educadora e em seus métodos e organização, a Infância e Adolescência Missionária adapta-se às necessidades locais e integra-se na ação pastoral e evangelizadora das Igrejas particulares, infundindo-lhes ardor missionário e abrindo horizontes de universalidade.

Organização:
Hoje em Torres, existem dois grupos de IAM, um grupo na Comunidade Santa Rita de Cássia, Bairro Faxinal tendo como assessora Renata Salazar e outro na Comunidade Nossa Senhora das Dores, no Bairro Stan, com os assessores Virgínia Gonçalves Costa Padilla e Leonardo Gonçalves Padilla.