EMAÚS

Emaús

Coordedor: Felipe Bittencourt.
Vice Coordenador: Renan Lopes.
Tesoureiro: Thiago Centeno.
Secretárias: Alice Lummertz e Laís Rocha.

O Emaús é um movimento de Comunidades Missionárias para jovens, aprovado pelos Bispos em cujas Dioceses se encontra instalado, cuja finalidade é propiciar cursos para jovens, onde eles possam fazer uma profunda reflexão sobre o valor da vida, da Igreja e uma vivência em comunidade à luz da Palavra de Deus. Isso se faz através de um primeiro anúncio (Kerigma), completado com uma catequese fundamentada na doutrina (o “Credo”) e na Teologia dos Sacramentos.

Objetivo:

Formar e desenvolver líderes comunitários, que posteriormente atuarão em suas paróquias de origem. O Emaús não tira o jovem da sua paróquia. Sua missão, enquanto instrumento da Igreja a serviço da evangelização da juventude, é dar ao jovem cursista uma sólida formação cristã, para que ele possa voltar à sua paróquia e dinamizar o grupo de jovens paroquial.

Organização:

• Desenvolve ações que visam a caridade ao próximo.
  • Realizam mensalmente a marmita solidária, onde se reúnem pra fazer e entregar marmitas para o pessoal que se encontra em situação de rua na nossa cidade.
  • Uma vez por mês também realizam o grupo de oração com os dependentes químicos na Comunidade Terapêutica Renovar.
  • Tem outras ações como: o dia das crianças solidário, onde saem pra entregar balas e doces para as crianças de bairros carentes de nossa cidade, assim como ajudam no Natal Solidário com a entrega de presentes nos bairros.
  • Outra forma que buscam ajudar a comunidade é colaborar com a Ultreya do movimento do cursilho, onde cuidam das crianças para que os pais possam aproveitar a reunião.
  • E para arrecadar fundos para todas essas ações realizam todo ano um almoço que inclui uma comédia teatral, onde todo o lucro arrecadado é utilizado em prol das nossas ações e dos cursos de Emaús que acontecem duas vezes ao ano.
  • Os encontros são realizados todos os domingos as 19:30 no Centro de Pastoral.