Catequese

Batismo, Eucaristia, Crisma, Adultos e Necessidades Especiais

Coordenadora: Fabrícia Spessatto Leffa

O que é a catequese:

Conforme os Documentos da Igreja e em especial o Diretório Geral para a Catequese e o Diretório Nacional de Catequese, a catequese é um processo permanente de educação na fé que se realiza em primeiro lugar na família, com o apoio da comunidade cristã que assume sua missão fundamental de lançar os alicerces sobre os quais a fé se sustentará, sendo o catequizando protagonista no relacionamento íntimo com Deus. A catequese só se realiza pela imersão na pedagogia de Jesus e na pedagogia de Deus, a pedagogia do amor, do acolhimento, da esperança, da compaixão. A catequese é o meio no qual cada um se torna sujeito da própria transformação, sendo o catequista mero instrumento de Deus nesta caminhada. Esta imersão se dá em primeiro lugar pelo testemunho de vida daqueles que se dedicam a evangelizar. A partir deste testemunho segue o anúncio e finalmente se completa com a experiência da presença e do amor de Deus. A experiência de fé leva a pessoa à convicção de sua missão cristã, encorajando-a a viver conforme a proposta de Jesus, anunciando Sua presença no mundo e tornando a própria vida o espaço sagrado onde acontece o encontro com o Pai.

Objetivo:

Conduzir o catequizando ao amadurecimento da fé, respeitando o tempo necessário de cada um e dando autonomia às pessoas para que compreendam por si mesmas qual o caminho a seguir para que se tornem verdadeiros discípulos comprometidos com Jesus, construtores do Reino de Deus.

Organização:

Atualmente nossa paróquia possui aproximadamente 80 catequistas que atuam nas comunidades em distintas etapas da catequese.