Notícias da paróquia › 23/04/2019

Semana Santa reúne milhares de fiéis na paróquia

A Paróquia São Domingos viveu com muita intensidade as celebrações da Semana Santa. Nos alegramos com a presença e envolvimento de moradores e visitantes nas celebrações do Tríduo Pascal e domingo de Páscoa.
A missa do Lava Pés, instituição da Eucaristia e sacerdócio foi vivenciada com emoção no gesto de quem teve os pés lavados e, após, estes lavaram os pés dos outros irmãos que estavam na missa. Durante a noite de quinta-feira e o dia de sexta-feira teve sempre presença de pastorais, movimentos e serviços em adoração ao Santíssimo Sacramento.

Discípulos que antes tiveram os pés lavados, agora lavam dos irmãos

Na sexta-feira, celebração da Paixão, às 15h com beijo da cruz e a noite, às 19h30min, encenação da paixão, morte e enterro do Senhor, com envolvimento muito grande dos grupos de jovens e movimentos da paróquia. Destaque para as intervenções, durante a procissão de encenação alusivas à temática da Campanha da Fraternidade, onde temos falta de políticas públicas.
A missa da Vigília Pascal, foi o ápice do Tríduo, com a benção do fogo novo, Círio Pascal, benção da água e renovação das promessas do batismo e no domingo da ressurreição houve a acolhida de novos irmãos na fé com o sacramento do batismo. A certeza de Jesus ressuscitado é a nossa alegria.

O Jovem que interpretou Jesus Cristo, na encenação da Paixão, Paulo Ricardo da Rosa Espíndola, relata que há um ano vinha se preparando para o papel, e dedicando-se para que a encenação fosse maravilhosa, deixou o cabelo crescer e rezava para que o propósito da evangelização, através da encenação, fosse alcançado “A Paixão de Jesus, por ser um momento que emociona muito os cristãos, deu aquele nervosismo, mas a resposta das pessoas que acompanharam a encenação pelas ruas foi imediata. A emoção que eu pude ver no rosto de cada um fez com que eu me emocionasse e tivesse a certeza de que todos estavam partilhando daquela dor e sofrimento. Obrigado a todos os envolvidos” emociona-se.

Jovens interpretando a condenação de Jesus

O casal Neiva Terezinha Zanol Varela e Nilton Erotides Nunes Varela, moradores de Caxias do Sul e que eventualmente vem passar alguns dias em Torres contam que participaram de todas as celebrações do Tríduo Pascal. “Todas as celebrações foram excelentes, ressaltamos o início da encenação da Paixão, pelos jovens, na igreja Santa Luzia e a homilia do frei franciscano na celebração da Vigília Pascal, no sábado”, contam.

O casal Daiane Lopes de Andrades e Rafael Cristiano de Andrades, nossos paroquianos, contam que pela primeira vez participaram de uma adoração ao Santíssimo durante a Semana Santa, “fomos participar da adoração às 3h da madrugada e em silêncio rezamos e nosso pensamento estava direto com Jesus, porém, quando os que estavam presentes, rezavam juntos a impressão que se tinha era que a igreja estava lotada. Foi emocionante!” relatam.

O pároco, padre Leonir Alves, em nome do Conselho Pastoral Paroquial, agradece imensamente a participação de todos e o grande envolvimento de nossas equipes litúrgicas, “todos colaboraram para que vivêssemos com intensidade a centralidade de nossa fé: última ceia, paixão, morte e ressurreição de Cristo”, finaliza.