Notícias da paróquia › 02/07/2020

Pascom e os desafios em tempos de pandemia

Desde 19 de março deste ano, quando iniciou o tempo da pandemia e a comunidade foi orientada a ficar em casa, a Paróquia São Domingos diante das orientações da diocese vem tentando fortalecer o anúncio do Evangelho. Para tanto, foi acionada a Pastoral da Comunicação (Pascom). Esta pastoral, que já desenvolvia um papel importante, vê-se no desafio de se doar ainda mais neste tempo adverso.
Este desafio de levar para dentro da casa dos fiéis, aquilo que acontecia dentro da igreja, iniciou com os preparativos do Tríduo Pascal, com a preparação de um ambiente diferente, mas não vazio: a igreja foi toda preparada com fotos dos fiéis nos bancos e também, na cerimônia do Lava Pés, que foram lembrados momentos significativos na paróquia e os agentes da saúde. Durante estes três dias os agentes da Pascom se esforçaram para levar a emoção da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, além, do Domingo de Páscoa.

Cerimônia do Lava Pés

Os agentes da Pascom, também se mobilizaram a convidar paroquianos, dos mais diversos movimentos, para fazerem vídeos cantando e proclamando textos bíblicos, com mensagens de amor, fé e esperança. Estes vídeos foram publicados nas redes sociais e nos grupos de mídias de toda a paróquia.
Outro fato que marcou bastante a paróquia foram as lives com momentos de oração e benção com o pároco, o vigário e o diácono, nos dias que não teriam missas a serem transmitidas.
Dentro deste tempo, ainda teria que ser reestruturado toda a programação das festividades do padroeiro São Domingos. A tradicional visita às comunidades teve adaptações, onde a Pastoral Litúrgica fez o inverso, trouxe as comunidades para assessorar a liturgia na Igreja Santa Luzia, claro, que observando o que preconizava as orientações dos decretos estadual e municipal. E, mais uma vez a Pascom se faz presente, transmitindo todas estas missas.

Transmissão ao vivo da procissão de Corpus Christi

Outra celebração que teve mudanças foi o dia de Corpus Christi, onde os tapetes solidários foram substituídos pela condução de Jesus Eucarístico, em um caminhão pelas ruas até as igrejas e salões das comunidades urbanas. Este foi mais um desafio para a Pascom, fazer a transmissão ao vivo em cima deste caminhão, oportunizando emoções a todos os paroquianos.
Porém, acredita-se que o maior desafio da Pascom, foi aperfeiçoar a imagem e o som nas transmissões das missas ao vivo. Os agentes trabalharam para fazer com que estas transmissões chegassem ao maior número possível de fiéis e, para isso, foi criado um canal no YouTube, para que as pessoas que não possuíam Facebook pudessem assistir as celebrações. Foi realizado uma grande campanha para se obter os 1000 inscritos necessários para que as transmissões ao vivo acontecesse.
A coordenadora paroquial da Pascom, Anerose de Oliveira Borges, diz que a pastoral já vinha se esforçando muito para fazer um trabalho de excelência, porém, neste momento de isolamento social podemos mostrar, ainda com mais força, a importância deste trabalho pastoral, pois trabalha-se com recursos próprios e escassos para que todos tenham acesso ao Evangelho.
“Em momentos que não podemos estar fisicamente na igreja, é através da Pascom, que a Santa Missa chega em nossas casas, assim como todas as mensagens de fé e esperança, acalentando nossos corações e nos mostrando a real sentido de sermos Igreja”, conta.
O pároco, padre Leonir Alves, afirma que sempre soube da importância da Pascom para a Igreja, e nestes tempos de pandemia ela se tornou fundamental.
“É maravilhoso ver o empenho e determinação destes agentes em levar com propriedade e sabedoria o que se está vivendo em nossas igrejas”, relata.
A Pascom quer salientar que, embora todos os agentes se esforcem muito, as vezes tem-se problemas técnicos e humanos também, e diante disso, pedem a compreensão de todos, pois, o melhor sempre será feito em prol da Igreja de Jesus Cristo.