Notícias da paróquia › 23/10/2018

Paróquia São Domingos realiza retiro e colação para novos ministros extraordinários da comunhão

A paróquia São Domingos realizou no último domingo (21/10), o retiro para ministros extraordinários da comunhão e candidatos a tal ministério. O encontro aconteceu na praia Rosa do Mar, e foi assessorado pelos seminaristas Fabrício Raupp e Adriano Bitencourt.

Ao longo do ano, leigos e leigas foram indicados pela comunidade e convidados pelo Pároco, Leonir Alves, ao ministério extraordinário da comunhão. Cerca de nove encontros de formação aconteceram, nos quais os candidatos ao ministério, assim como os ministros já instituídos, tiveram a oportunidade de se capacitar, auxiliados pelos assessores convidados.

Segundo o seminarista Adriano que coordena os ministros nesta ano na Paróquia, “Toda caminhada exige uma parada para renovar as forças, e na caminhada de fé não é diferente. Pensando nesta necessidade, a coordenação dos ministros apresentou a proposta do retiro à eles como ponto culminante desse ciclo de formações.”

O dia iniciou propondo uma reflexão sobre o “perfil do ministro”, analisando assim o que faz, e o que não faz parte deste perfil. Iluminados pelo texto de João 6, 52-59, foi realizado um momento de deserto, para que sozinhos pudessem pensar sobre a caminhada junto ao ministério.
Ainda na parte da manhã, houve a celebração da Ceia Pascal, fazendo memória da tradição judaica presente nos ritos católicos.

O encontro seguiu na parte da tarde abordando, por meio de dinâmicas, a importância do trabalho em equipe. Logo após, aproveitando o espaço da casa de retiro e o dia lindo que fez, os ministros foram divididos em quatro grupos no pátio. Nesses grupos, conversaram sobre o que entendem por “espiritualidade”, introduzindo assim, a temática “espiritualidade do ministro”, que teve como seu ponto máximo a adoração ao Santíssimo Sacramento, Jesus Eucarístico.

O retiro foi finalizado com a Santa Missa na Igreja Santa Luzia, às 18:00h. Foi um momento de extrema importância, tanto para a comunidade, quanto para aqueles que foram instituídos ministros, juntamente com os que renovaram os compromissos pastorais.

Durante essa caminhada, alguns ministros decidiram deixar o ministério para seguir servindo em outras frentes, e também, para dar espaço aos novos que estão chegando.

A Paróquia São Domingos agradece a todas as pessoas que se doaram ao longo dos anos para este ministério, e a todos que ajudaram para que o retiro e colação dos novos ministros fosse um momento marcante na caminhada de fé de cada um.