Paróquia São Domingos

Diocese
Menu
Paróquia São Domingos
Paróquia São Domingos

Rua Firmino Paim, 400 - Torres - RS

Notícias da paróquia › 11/06/2021

Paróquia São Domingos promove a Campanha Lançai as Redes

A paróquia São Domingos lançou neste mês de junho a campanha “Lançai as Redes”, uma iniciativa que, iluminada pelo Evangelho de Lucas 5, 1-10, consiste em uma maior compreensão do dízimo. Esta Campanha foi idealizada pela Pastoral do Dízimo, juntamente a coordenação do Conselho Pastoral Paroquial (CPP).

A Paróquia contou com a colaboração de um especialista em Estratégia de Marketing, Sotério Junior, leigo atuante no Movimento do Encontro de Jovens com Cristo (EJC), para dar suporte e auxílio no estudo e organização deste trabalho que teve início em abril de 2021.

Júnior relata que a Campanha foi projetada para ações a curto, médio e longo prazo, focando diretamente nas pessoas que fazem parte da Paróquia São Domingos. Projeto este, firmado no amor e no entendimento real do sentido do dízimo.

Sotério Junior

“A Campanha Lançai as Redes foi criada com o intuito de fazer com que toda a comunidade da Paróquia São Domingos possa ir para ‘águas mais profundas’ no amadurecimento de sua fé e principalmente na responsabilidade e amor que cada cristão individualmente tem com a sua comunidade”, conta Júnior.

A curto prazo foi organizado um grupo de pessoas que já fazem parte da Pastoral do Dízimo, juntamente a coordenadora do CPP Cátia Biff Ronconi, o pároco Leonir Alves, o profissional Sotério Junior e o agente da Pastoral da Comunicação (Pascom), Rodrigo Barbosa Silveira. O grupo estudou o perfil dos fiéis católicos da Paróquia e confrontou com o número de dizimistas e arrecadações. Percebeu-se que a prática da devolução do dízimo não é exercida e entendida em sua plenitude entre as próprias lideranças paroquiais.

 

Noite de formação para o MCC

A médio prazo, foram organizadas duas formações, uma para as coordenações de comunidades e missionários do dízimo e outra para os movimentos e serviços, sendo esta última dividida em quatro noites. A primeira delas, no dia 6 de junho, foi com os jovens, na sequência, o Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC), Renovação Carismática Católica (Grupo de Oração Mãe de Deus) e, na noite de 9 de junho com os demais movimentos e serviços.

 

Geni Clezar

 

A coordenadora paroquial da Pastoral do Dízimo, Geni Clezar, conta que a Campanha, além de formativa, prestará apoio a todas as comunidades para que estas possam se reorganizar. Foi disponibilizado uma nova ficha cadastral do dizimista, na modalidade escrita ou na modalidade virtual, através de um link compartilhado entre todos as comunidades paroquiais, folder e o novo número de WhatsApp paroquial, para dúvidas e sugestões em relação ao dízimo e tantas outras informações que os fiéis precisarem.

“Diante desta pandemia, situação tão difícil para todos e para nós quanto Igreja, a Pastoral do Dízimo sentiu necessidade de fidelizar um compromisso e adesão de todos, com Deus e sua Igreja. Temos que avançar e trabalhar sem medo nesta evangelização. As ‘redes foram lançadas’, necessitamos agora, do engajamento de todos, tornamo-nos um testemunho vivo, para demais irmãos”, afirma Geni.

A cursilhista Maria Helena Gomes de Souza conta que esteve na formação para o MCC e que em toda a sua caminhada de Igreja ainda não tinha parado para pensar o quão é importante para a Igreja e para ela mesma a questão do dízimo.

“Quero agradecer aos idealizadores da campanha por este momento e parabeniza-los por terem se preparado, mostrando que sabiam o que estavam falando e nos fazendo sentir as dimensões religiosa, social e missionária do dizimo”, comenta a cursilhista.

O pároco Pe. Leonir Alves relata que entre as tantas mudanças que a pandemia trouxe, percebe-se com mais clareza que é preciso trabalhar a consciência de que todos são Igreja. As festas e eventos, diante da realidade atual que se vive, não aconteceram e, desta forma, as comunidades e a paróquia tem muitas dificuldades de sustentar as estruturas e obras de evangelização.

“É urgente entender o dizimo como doação, partilha, solidariedade e agradecimento a Deus por tudo que Ele nos concede”, reforça Pe. Leonir.

O lançamento da Campanha pode ser assistido através do link: https://bit.ly/35dBTWM

Mais informações sobre a Pastoral do Dízimo da Paróquia São Domingos, contate pelo novo WhatsApp paroquial  51 3664-1166.

Rádio Maristela


Mensagem do Pároco

Vídeos

Homenagem ao diácono Arnaldo

Nossas Comunidades