Notícias da paróquia › 01/07/2021

Paróquia São Domingos cria a Pastoral da Esperança

No primeiro fim de semana do mês de julho de 2021 iniciarão os trabalhos pastorais da Pastoral da Esperança. Pastoral esta criada para confortar as pessoas nos momentos mais difíceis de suas vidas, quando da perda de um ente querido.

Primeira reunião em 25 de maio de 2021

A criação desta pastoral foi pensada no fim de 2019 e se vislumbrava sua organização a partir de março do ano seguinte, porém, com a pandemia o projeto de implantação teve que ser adiado. Em 25 de maio de 2021, então, um grupo formado por cinco leigos da Paróquia São Domingos se reuniu pela primeira vez para pensarem juntos sua implantação, são eles: Fabiano Oliveira, Alice Lumertz, Rosa Pereira, Helena da Rosa e Catia da Rocha, que se responsabilizaram em convidar outros leigos a participarem da pastoral.

A Pastoral da Esperança é a primeira pastoral da paróquia que tem sua implantação guiada por um projeto de ação pastoral, conforme os moldes de ação do Plano Pastoral Diocesano, com objetivos, justificativa missionária, recursos e período de implantação e atuação.

Esta pastoral social e missionária tem como objetivos específicos auxiliar ou realizar as celebrações das exéquias, visitação às famílias enlutadas, rezar pela pessoa falecida na missa de sétimo dia e organizar as missas de finados. Para tanto, serão realizados momentos de formação, que pretende-se iniciar em outubro deste ano, para então, somente após deste período formativo iniciarem as visitações e auxílio nas exéquias, porém, os momentos de oração, entrega de mensagem e lembrança nas missas de sétimo dia já iniciarão em julho.

Reunião em 01 de julho de 2021

O leigo e coordenador do Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC), Fabiano  de Oliveira conta que é missão da Igreja estar do lado dos que sofrem, portanto, dar conforto espiritual àqueles que passam por uma perda também é uma forma de confirmação desta missão. “A Pastoral da Esperança não reza apenas pelos mortos, mas sim pela ressurreição em Jesus Cristo, pela vida eterna e pela vida de todos que continuam sua missão terrena. Mas para que isso aconteça em sua plenitude, precisamos de homens e mulheres dispostos a doar seu tempo e trabalho para levar esperança aqueles que estão em um momento profundo de tristeza” explica Oliveira.

O pároco, Pe. Leonir Alves diz que a criação desta pastoral vem mostrar que a paróquia sente a perda dos irmãos que partem para junto do Pai, porém, confia e acredita que esta vida é uma passagem para um encontro definitivo com Deus. “Estamos imensamente felizes com a criação da Pastoral da Esperança em nossa  paróquia, pois, queremos estar mais próximos das pessoas enlutadas, e afirmar que a ressurreição de Cristo é a certeza da nossa ressurreição”, finaliza o pároco.

Para saber mais sobre a Pastoral da Esperança e, quem sabe, vir a fazer parte, basta entrar em contato com a paróquia pelo WhatsApp 51 3664-1166.

Julho de 2021 – O MÊS DO DÍZIMO