A Voz do Pastor › 01/04/2021

RESSURREIÇÃO: O AMOR VENCEU!

No Evangelho deste domingo de Páscoa (Jo 20, 1-9) temos o relato da ida de Maria Madalena ao túmulo de Jesus, encontrando-o vazio.

Bem cedo, ainda de madrugada Maria Madalena chega ao túmulo. São muitos os relatos da ressurreição de Jesus, com algumas diferenças dependendo de cada evangelista. Nesse relato de João, Maria Madalena vê a pedra que fechava o túmulo removida e acha que roubaram o corpo. Ela sai correndo para comunicar a Pedro e ao discípulo que Jesus amava, possivelmente João. È bom lembrarmos que na época as mulheres eram desprezadas, humilhadas e nem sequer serviam de testemunhas em tribunais. Pois foi uma mulher, Maria Madalena, a primeira anunciadora da ressurreição de Jesus.

O discípulo que Jesus amava é mais ágil do que Pedro ao dirigir-se ao túmulo; porém, em consideração a ele, deixa que entre primeiro. Porque será que o discípulo amado chega primeiro? Porque tinha melhor preparo físico? Porque corria mais? Porque quem ama chega primeiro, sente primeiro, vive primeiro, se compadece primeiro. Mas nem por isso se acha no direito de entrar primeiro. Honras e privilégios não fazem parte do amor, muito ao contrário, doação e serviço são características de quem ama. Com certeza o discípulo amado se recorda do mandato do Senhor, quando entregou a tarefa de coordenação a Pedro. “Tudo que ligares na terra será ligado nos céus e tudo que desligares na terra, será desligado nos céus”.

O amor traz gestos de bondade, renúncia, doação e humildade. Percebe-as aí que o ensinamento de Jesus segue vivo na vida dos discípulos. O pano que tinha coberto a cabeça de Jesus estava enrolado num lugar à parte, mostrando assim que de fato, Jesus ressuscitou dos mortos como havia falado as escrituras.

A propósito, que sinais da ressurreição de Jesus, queremos revigorar em nós? Queremos a partir desta Páscoa, renascer para uma vida melhor?

FELIZ PÁSCOA – Que Jesus Cristo vivo e ressuscitado possa renascer revigorando os melhores sentimentos de amor, alegria, esperança, perdão, solidariedade, justiça e Paz. Uma feliz, santa e abençoada páscoa a todos.