A Voz do Pastor › 20/05/2021

PENTECOSTES: O NASCIMENTO DA IGREJA

O Evangelho deste final de semana, festa de Pentecostes (Jo 20, 19-23), narra a vinda do Espírito Santo, nascimento da Igreja.

É a tarde do domingo da Páscoa. Para os judeus, já se havia iniciado novo dia. Para o evangelista São João, contudo, é ainda o dia da ressurreição, a nova era inaugurada pela vitória de Jesus sobre a morte. De fato, no Quarto Evangelho, tudo o que acontece depois da ressurreição de Jesus se insere num “dia pascal” que não tem fim. É a vitória definitiva da vida sobre a morte. A referência à tarde de domingo reflete a prática cristã de se reunir para celebrar a memória da morte e ressurreição de Jesus.

As portas fechadas mostram um aspecto negativo (o medo dos discípulos) e um aspecto positivo (o novo estado de Jesus ressuscitado, para quem não há barreiras). Jesus se apresenta e saúda os discípulos com a saudação da plenitude dos bens messiânicos: “A paz (shalom) esteja com vocês!” É a mesma saudação de quando Jesus se despediu. Os discípulos estão de portas fechadas. São uma comunidade medrosa, pois ainda não possuem o Espírito de Jesus. O medo é um freio que lhes bloqueia a tarefa de testemunhar o Cristo ressuscitado.

A reação da comunidade é a alegria que ninguém, de agora em diante, poderá suprimir. Fortificada pela presença de Jesus, a comunidade está pronta para a mesma missão que ele recebeu: “Como o Pai me enviou, assim também eu envio vocês”. Quem vai garantir a missão da comunidade será o Espírito Santo. Para João, a comunicação do Espírito acontece aqui, na tarde do dia da ressurreição: “Tendo falado isso, Jesus soprou sobre eles, dizendo: Recebam o Espírito Santo!”.

O sopro de Jesus é a nova criação e remete ao que Deus fez quando criou o ser humano. É o sopro da vida nova. É o nascimento da comunidade messiânica. De agora em diante, batizados no Espírito Santo como Jesus, os cristãos têm o encargo de continuar o projeto de Deus. A ação de Jesus segue na comunidade dos anunciadores do seu projeto de vida e vida em plenitude.

A propósito, você anuncia esta boa-nova de Jesus? Como está sua ação na comunidade?