Paróquia São Domingos

Diocese
Menu
Paróquia São Domingos
Paróquia São Domingos

Rua Firmino Paim, 400 - Torres - RS

A Voz do Pastor › 17/10/2019

Pedir com fé e agir com perseverança

No evangelho deste final de semana, (Lc 18,1-8) 29º domingo do tempo comum, temos a parábola do Juiz desonesto e da viúva insistente.

A oração é uma prática presente em toda a Bíblia e em todas as religiões. No Antigo Testamento ela assume uma nova dimensão a partir da prática de Jesus em orar e da oração ensinada aos discípulos, o “Pai-Nosso”. Nos evangelhos, particularmente em Lucas, são revelados a importância e os vários aspectos da oração. A oração é o pedir, com fé, associado ao agir.

A viúva da parábola vai à procura do juiz para fazer seu pedido por justiça. Ela, sofredora e oprimida, não se cansa em insistir no pedido. O juiz, instalado no seu comodismo, sente-se importunado e é abalado pela insistência da viúva. A viúva é a expressão da categoria dos excluídos e oprimidos da sociedade. O juiz é a expressão da classe dirigente, elitista e opressora. A insistência e a perseverança da viúva vencem a indiferença e a omissão do juiz iníquo.

Se o pedido insistente da viúva demoveu o juiz iníquo de sua posição omissa, com maior razão Deus fará justiça aos seus, que a ele clamam dia e noite. É o clamor do seu povo, oprimido por um poder injusto, violento, e idólatra do dinheiro. Este poder acumula as riquezas que deveriam ser destinadas à promoção da vida no mundo e as aplica nas fabulosas e sofisticadas armas de destruição. É o clamor que também exprime o desejo de uma nova sociedade, fundada nos valores humanos de dignidade, fraternidade e partilha, com o desabrochar da vida plena para todos. A propósito, pedimos com fé e agimos com perseverança?

 

DIA MUNDIAL DAS MISSÕES – O Mês Missionário tem a sua origem no Dia Mundial das Missões (penúltimo domingo do mês de Outubro, este final de semana). A data foi instituída pelo papa Pio XI em 1926, como um dia de oração e ofertas em favor da evangelização dos povos. O objetivo é incentivar, nas Igrejas locais, a cooperação missionária. São apenas alguns os missionários e missionárias que partem. Porém, toda a comunidade tem o dever de participar ativamente na missão universal. Essa cooperação realiza-se de três formas: 1º pela oração, sacrifício e testemunho de vida; 2ºpor meio da ajuda material aos projetos missionários; 3º colocando-se à disposição para servir na missão ad gentes. As missões precisam de missionários e missionárias.

 

Pe. Leonir Alves

leoniralves@radiomaristela.com.br

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Horário de Missas

Santa Luzia
Quarta-feira 19h
Sábado 18h
Domingo: 9h e 18h
São Domingos
Quinta-feira 18h
Sábado: 17h
Domingo: 7h30min

Rádio Maristela


Mensagem do Pároco

Vídeos

Homenagem ao Padre

Nossas Comunidades