A Voz do Pastor › 22/04/2021

O BOM PASTOR

O Evangelho deste final de semana, quarto domingo de Páscoa (Jo 10,11-18) é conhecido como o evangelho do Bom Pastor.

O contexto do capítulo 10 de João é o da festa da Dedicação do templo. Os que voltaram do exílio na Babilônia comemoraram esse acontecimento no ano 515 a.C. e Judas Macabeu criou a festa da Dedicação no ano 164 a.C. Nessa ocasião privilegiava-se a leitura do capítulo 34 de Ezequiel, que serve de pano de fundo para o capítulo 10 de João, texto fortemente polêmico em relação às instituições que massacravam o povo, sustentadas pelas lideranças político-religiosas do tempo.

Assim é que chegamos à seguinte constatação: o templo é o curral de onde Jesus tira as ovelhas (povo), pois aí mandavam as lideranças injustas e exploradoras (mercenários) que mantinham a população submissa em nome de Deus. Jesus é a porta que conduz para fora das instituições que não promovem a vida. Por ele as ovelhas saem e encontram pastagem e vida em abundância.

Jesus é a porta também em outro sentido: ele é o que introduz o ser humano na vida de Deus. Entrando por Jesus-porta, as ovelhas se encontram com o Pai e seu projeto. Jesus bom pastor é, portanto, a memória e a presença viva do Deus que conduz o povo para fora de tudo o que oprime e diminui a vida. Com ele iniciamos novo e definitivo êxodo rumo à vida em plenitude que Deus quer para todos.

Conhecer Jesus e ser conhecido por ele não se reduz a simples teorias sobre ele. Para o povo da Bíblia, conhecer se traduz em experiência e presença ao mesmo tempo. Conhecê-lo, portanto, é experimentá-lo como presença que liberta e dá a vida.

Os versículos finais falam da relação existente entre Jesus e o Pai. A vida de Jesus foi contínua manifestação da vontade e do amor de Deus para com a humanidade, e a suprema prova desse amor se deu na “hora” de Jesus (sua paixão, morte e glorificação), quando entregou a vida para retomá-la na ressurreição. A propósito, somos ovelhas guiadas pelo Bom Pastor?