A Voz do Pastor › 15/07/2021

JESUS, O LIDER QUE CONDUZ À VIDA

No Evangelho deste final de semana, (Mc 6,30-34) 16º domingo do tempo comum, Jesus, é o verdadeiro líder, que conduz à vida.

Os discípulos retornam da missão e prestam contas a Jesus. Fazem com ele uma avaliação do trabalho, dizendo o que fizeram. O próprio Jesus os convida para irem a um lugar deserto, a fim de descansarem um pouco. A situação dos discípulos é de intensa atividade: “Havia tanta gente chegando e saindo que não tinham tempo nem para comer”. É a mesma situação enfrentada por Jesus. Como o Mestre, eles também precisam retirar-se para um lugar solitário. A situação dos agentes de pastoral não é tranquila, mas a do povo chega a ser insuportável: “Eram como ovelhas sem pastor” e, mais ainda, é a situação de gente que chegou ao extremo da exploração, a ponto de nada ter para continuar vivendo. Os discípulos, pelo menos, têm o que comer; falta-lhes tempo. O povo não tem o que comer!

Jesus e os discípulos partem, de barco, para um lugar deserto e afastado, mas muitos os viram partir e, a pé, chegam lá antes. Os estudiosos quebram a cabeça para entender o fato: como puderam, a pé, chegar antes? E inventam uma série de hipóteses. Todavia, essas hipóteses em nada ajudam, porque não levam em conta o fato de que um povo necessitado e empobrecido corre sem cessar em busca de esperança; ignoram que Marcos gosta de apresentar Jesus no meio das multidões sofridas.  As necessidades do povo sofredor são maiores e mais urgentes que as dos discípulos.

Por mais cansados e sem tempo que estejam os agentes de pastoral, há sempre numerosa multidão para ser ajudada e libertada. O povo já não suporta o peso da opressão.  Por isso o povo sai de todas as cidades para um lugar deserto. A saída das cidades, rumo ao deserto, recorda o êxodo do Egito em direção ao deserto, para daí atingir a terra da promessa. É nesse lugar deserto que Jesus, o novo líder, encontra o povo sofrido e se interessa por ele. Seu primeiro gesto é compadecer-se dessa gente esmagada pelos traidores do povo. Ele se compadece porque “eram como ovelhas sem pastor” mostrando que Ele é o líder que conduz os pobres na construção da nova sociedade.

Concretamente, o ensino de Jesus é o que vem a seguir, ou seja, a lição da partilha dos bens da criação, sem que ninguém fique excluído ou continue passando necessidade. A partilha, o banquete da vida, é a grande doutrina que ele apresenta. Quem aprendeu desse líder nunca mais desejará voltar ao domínio de Herodes, o traidor do povo e assassino das lideranças populares.

Pe. Leonir Alves