A Voz do Pastor › 27/01/2022

JESUS ENTRA EM ATRITO COM SEUS CONTERRÂNEOS

No Evangelho deste final de semana, (Lc 4,21-30), quarto domingo do tempo comum, continuidade do final de semana passado, temos Jesus em sua terra entrando em atrito com as lideranças da sua época.

Ele fala com clareza do seu programa e da falta de fé dos seus conterrâneos. Querem matá-lo, mas, passando pelo meio deles, ele segue em frente. Na leitura que fez na sinagoga, Jesus interrompeu o texto de Isaías antes da frase: “o dia da desforra do nosso Deus”. Essa frase se desenvolve no texto de Isaías, afirmando que as nações que tinham escravizado Israel viriam a ser suas escravas. Jesus omitiu tudo isso, e os ouvintes, familiarizados com os textos bíblicos, certamente perceberam. A salvação que ele hoje realiza é universal, não é nacional nem particularista.

A reação dos conterrâneos começa com admiração pelas palavras agradáveis que saíam da boca de Jesus. Acharam linda a fala de Jesus comentando o ano do agrado de Deus anunciado por Isaías. Logo em seguida, vem o espanto: “Esse aí não é o filho de José?”. Lucas, que começou seu evangelho falando do nascimento virginal de Jesus e, depois, disse que ele “era considerado filho de José”, aqui não faz questão desse, porém. Os conterrâneos continuam enganados quanto à verdadeira identidade de Jesus. Jesus se antecipa e, antes que o questionem, retoma a fala, comparando Nazaré e Cafarnaum. Cafarnaum era considerada uma cidade impura porque ali viviam muitos gentios; continuava, no entanto, sendo cidade israelita. Mas Jesus ainda vai além: fala de milagres feitos pelos famosos profetas Elias e Eliseu em favor de não israelitas. Ele também veio para os não israelitas.

Do espanto, os conterrâneos de Jesus passam à indignação. Entendem o significado universal da missão que Jesus se atribui e pretendem precipitá-lo do alto da colina, uma alternativa para o apedrejamento. “Mas, passando pelo meio deles, Jesus seguiu seu caminho.”