A Voz do Pastor › 01/07/2021

JESUS É O MESSIAS

No evangelho deste final de semana (Mt 16,13-19), Jesus leva seus discípulos para longe de Jerusalém, o centro do poder político, econômico e ideológico. Cesaréia de Filipe é uma espécie de “periferia” e terra que espera um anúncio qualificado acerca de quem é Jesus. É a partir dessa realidade, longe da influência ideológica do centro, que os discípulos são estimulados a dar uma resposta plena de quem é Jesus. Grave pergunta: Será que nós poderemos dizer plenamente quem é Jesus se estivermos comprometidos com os centros de poder?

O episódio tem dois momentos. No primeiro, Jesus pergunta aos discípulos o que as pessoas dizem a respeito dele. A resposta revela a diversidade de opiniões, todas insuficientes para responder à pergunta: “Quem é Jesus?” “Alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; outros, ainda, que é Jeremias, ou algum dos profetas”. De acordo com essas opiniões, Jesus não ultrapassa a barreira do velho, pois está simplesmente inserido na tradição profética. No segundo momento, Jesus interpela diretamente os discípulos que haviam visto sua luta para implantar a justiça do Reino: “Para vocês, quem sou eu?”. A resposta de Pedro mostra quem é Jesus: o Messias (Cristo), o Filho do Deus vivo.

Jesus é a realização das expectativas messiânicas, o portador da justiça que cria sociedade e história novas. Ele supera, portanto, a barreira do velho e introduz a novidade. E confia grande responsabilidade de liderança a quem o confessa como Messias. Confessar é aderir a ele, com todas as consequências que o testemunho acarreta. Simão Pedro – e com ele a maioria das pessoas – gostaria que Jesus fosse do jeito que ele quer. O Mestre não é do jeito que nós imaginamos. Mais ainda, pelo fato de ser o Mestre, quer que nós sejamos do jeito que ele é. E nós somos capazes de reconhecer e testemunhar o Messias? Estamos abertos para sermos do jeito que Ele é, ou queremos que Ele seja do nosso jeito?

SÃO PEDRO E SÃO PAULO, ‘COLUNAS DA IGREJA’ – Neste domingo, numa só festa, celebramos os dois santos que são considerados “colunas da Igreja”: São Pedro recorda mais a instituição; São Paulo, o carisma e a pastoral. Exerceram atividades diferentes, em campos diferentes. Desentenderam-se também. Apesar de divergirem nos pontos de vista e na visão do mundo, o amor de Cristo e a força do testemunho os uniram na vida e no martírio. Em ambos, quer na vida, quer no martírio, prolongam-se a vida, paixão, morte e ressurreição de Cristo. Conheceram e experimentaram Cristo de formas diferentes. Mas é único e idêntico o testemunho que deram de Jesus. Por isso são figuras típicas do cristão, com suas fraquezas e forças. Fortes no anúncio foram corajosos até o fim no testemunho de Jesus.