A Voz do Pastor › 02/09/2021

JESUS DEVOLVE A VIDA E A DIGNIDADE AS PESSOAS

No Evangelho deste final de semana, (Mc 7,31-37), Jesus percorre territórios pagãos, levando vida e dignidade para as pessoas.

Ele está na região de Tiro, Sidônia e Decápole. Nesse local, se encontra com uma pessoa surda que falava com dificuldade. Trata-se de pessoa incapaz de ouvir, de dar seu consentimento, de testemunhar. Jesus leva essa pessoa para fora da multidão. Muitos estudiosos indagaram qual seria o sentido desse gesto. Será que ele está querendo esconder suas “receitas” curativas, sem permitir que outros aprendam como fazer o mesmo? Lido na ótica da catequese, o fato tem o seguinte significado: Jesus cura o surdo-mudo longe da multidão para que este se sinta, depois, responsável pelo anúncio daquilo que Jesus lhe fez, tornando-se, por sua vez, evangelizador, isto é, portador da boa nova de que “verdadeiramente este homem é Filho de Deus”.

Jesus cura o surdo-mudo, tocando-o. Coloca-lhe os dedos nos ouvidos e, com a saliva, toca-lhe a língua. A saliva sempre teve, no mundo antigo, caráter terapêutico. Por outro lado, também o contato de Jesus com o surdo-mudo é importante. Mas não são os gestos de Jesus que curam o surdo-mudo, e sim sua palavra. Depois que Jesus ordenou “Abre-te!” é que seus ouvidos se abriram e sua língua se soltou, e o homem começou a falar sem dificuldade. Após a cura, Jesus ordena à multidão que não espalhe a notícia. Isso faz parte do plano de Marcos. Seu evangelho é uma catequese progressiva, e é impossível as pessoas darem pleno testemunho de quem é Jesus sem passar pela mesma prática, sem ir com ele até o fim, na cruz e na ressurreição.

Contudo, à medida que as pessoas vão crescendo no conhecimento dele, tematizam alguns aspectos de quem é Jesus. O surdo-mudo curado anuncia à multidão o que Jesus significa para ele, e esta, por sua vez, espalha a notícia aos outros: A multidão proclama que Jesus “tem feito bem todas as coisas: aos surdos fez ouvir e aos mudos falar”. Essa proclamação recorda duas coisas. Em primeiro lugar, relembra o projeto de Deus na criação. Depois de ter criado todas as coisas, Deus gostou do que fez e viu que estava tudo muito bom (cf. Gn 1,31). Em segundo lugar, evoca Isaías 35,4 . Tudo isso é atribuído a Jesus. Ele vem de Deus e traz a salvação. Portanto, quem é Jesus? É aquele que cria o mundo novo. É aquele que, vindo de Deus, devolve vida e liberdade aos oprimidos e mutilados pela sociedade.

A propósito: quem é que “cria” surdos e mudos, uma multidão impossibilitada de ouvir e de falar? Quem mantém o povo nessa situação? Os acontecimentos da vida social ajudam o povo a sair da situação de surdo-mudo em que se encontra?

MÊS DA BÍBLIA – O mês de setembro na Igreja é conhecido tradicionalmente como o mês da Bíblia. O tema proposto para este ano é o é a Carta de São Paulo Apóstolo aos Gálatas e o lema: “pois todos vós sois um só em Cristo Jesus” (Gl 3,28d).  Tempo especial para buscar ainda mais a Palavra de Deus como luz para guiar nossa vida.