A Voz do Pastor › 22/01/2021

Jesus começa sua missão e chama. Que tal?

O Evangelho deste final de semana, (Mc 1,14-20) 3º Domingo do Tempo Comum, temos Jesus começando sua missão e chamando os primeiros discípulos.

O batismo de Jesus por João Batista é o ato inaugural de sua missão. Atraído pela mensagem do Batista, Jesus abandona sua rotina de vida em Nazaré da Galileia, procura o batismo de João na região do além-Jordão e começa a formar seu próprio discipulado para, a seguir, iniciar sua missão, assumindo elementos do anúncio de João Batista.

João Batista anunciava a conversão à prática da justiça como caminho para remover o pecado do mundo. Com seu convite ao batismo e à conversão deflagrou um processo de discipulado no qual se inseriu Jesus, que veio da Galileia. João foi preso por Herodes, tetrarca da Galileia, pois este, diante da grande afluência de pessoas atraídas pela pregação de João, temia por uma insurreição popular.

Após a prisão de João, Jesus decide levar o seu anúncio da conversão ao Reino de Deus à Galileia. Ele inova no sentido de que, em vez de aguardar a afluência de pessoas na região desértica à margem do Jordão, decide dirigir-se, com discípulos, às regiões povoadas do Norte.

O que caracteriza o discipulado é a conversão. Assim como Jesus, após receber o batismo de João, abandonou seu costumeiro modo de vida familiar em Nazaré, também os discípulos abandonam suas atividades profissionais e o convívio costumeiro com seus familiares e companheiros de trabalho, e põem-se a seguir Jesus.

A conversão se faz a partir do olhar para Jesus e deixar-se contagiar pelo seu amor misericordioso e por suas palavras. Assim, vamos nos libertando das ideologias de sucesso, riqueza e poder, para incorporarmos valores de comunhão com o próximo, na mansidão e no carinho, construindo um mundo novo possível, na justiça e na fraternidade.

A propósito, aceitamos o convite e chamado de Jesus?

SÃO PAULO, APÓSTOLO DA IGREJA – Na próxima segunda feira, 25 de janeiro, a Igreja celebra a festa da Conversão de São Paulo. Sabemos que Saulo de Tarso, era perseguidor dos cristãos e no conhecido relato do “cair do cavalo”, passa de perseguidor e anunciador da Boa Nova de Jesus Cristo. Ele foi o grande responsável pela difusão da fé cristã a todos os povos.