A Voz do Pastor › 23/01/2020

Jesus começa a sua missão

No Evangelho deste final de semana, (Mt 4,12-23), 3º Domingo do Tempo Comum), Jesus começa a anunciar o Reino de Deus e escolhe quatro pescadores para o ajudarem nesta missão.

Depois de ter ido ao encontro de João para ser batizado, Ele volta para sua terra de origem, a Galileia, após um tempo de permanência na Judéia. Mateus escreve para comunidades de cristãos oriundos do judaísmo. Sua intenção teológica é mostrar-lhes que suas antigas esperanças tradicionais se realizam em Jesus e, para isto, recorre com frequência a citações do Antigo Testamento, que estariam sendo cumpridas em Jesus.

É na Galileia que Jesus desenvolve seu ministério, com uma abrangência universal, dirigindo-se às multidões. Tendo deixado sua cidade de origem, Nazaré, vai morar em Cafarnaum, às margens do Mar da Galileia. E começa seu ministério, com o mesmo anúncio de João Batista: “Convertei-vos, pois o Reino de Deus está próximo”. É o batismo da conversão à justiça para remover o pecado do mundo. Revela que este é o caminho da comunhão com Deus, em sua vida divina e eterna.

Enquanto João escolhera o deserto como espaço para o seu anúncio, Jesus orienta seu ministério para as regiões habitadas da Galileia e das regiões gentílicas vizinhas. Às margens do Mar da Galileia, encontra aqueles que serão seus primeiros discípulos. “Segui-me e eu farei de vocês pescadores de homens”. As narrativas de vocação dos discípulos são feitas pelos evangelistas de maneira sumária, em poucas linhas. Contudo, o seguimento de Jesus por seus discípulos se efetiva em um processo de conhecimento e diálogo, amadurecido durante um tempo de convivência.

Este chamado é direcionando a cada um de nós. Pelo batismo nos comprometemos a dar nosso sim e sermos colaborarmos do Mestre de Nazaré da Galileia, no anuncio e construção do seu Reino de justiça, amor e paz. A propósito, o que estamos fazendo enquanto Discípulos e Missionários de Jesus? Que resposta estamos dando ao Senhor que chama?