A Voz do Pastor › 31/12/2020

“E voltaram por outro caminho…”

Neste final de semana a Igreja celebra a festa da Epifania, ou seja, a festa da manifestação de Jesus todos os povos, ou também conhecida como a festa dos Reis.

O Evangelho (Mt 2,1-12) nos diz que é preciso tomar uma posição: A favor ou contra Jesus, aceitando ou rejeitando a salvação que ele oferece. O verdadeiro rei dos judeus não é o violento (assassino), prepotente e politiqueiro como Herodes, lacaio do poder romano opressor. O verdadeiro rei dos judeus é um recém-nascido, que tem suas raízes no poder popular alternativo formado com base no descontentamento e nas necessidades básicas do povo; ou seja, é rei à semelhança do pastor Davi. A salvação vem por meio do pequeno da periferia de Jerusalém.

Os magos são os primeiros a intuir isso, e seu desejo é adorar esse novo poder que nasce do pobre. Eles são guiados por uma estrela, que exprime as intuições mais puras e os anseios mais profundos da humanidade sedenta de paz, justiça, fraternidade. Nesse “menino da periferia” reconhecem o Rei que faz justiça e se prostram diante dele, reconhecem a nova maneira de exercer a realeza e o poder. Aderem ao projeto de Deus que salva as pessoas desde o pequeno e o pobre, e não desde os poderosos e violentos como Herodes. Definitivamente, o caminho da salvação não passa por Jerusalém, e menos ainda tem algo que ver com o aparato político-repressor do despótico Herodes. Os magos voltam para casa por outro caminho, que o discernimento lhes indicou, ou seja, conhecer Jesus nos leva a tomar novo caminho.

Deixamo-lo indicar novo caminho para nossa vida? Que tal fazermos um caminho mais próximo de Jesus Cristo em 2021?