A Voz do Pastor › 25/02/2021

É necessário descer da montanha

No Evangelho desta final de semana (Mc 9,2-10), segundo domingo da quaresma, temos o conhecido episódio da transfiguração, sinal da vitória de Jesus e seu projeto. Ele sobe a uma alta montanha com Pedro, Tiago e João, três dos quatro primeiros escolhidos.

A cena recorda o livro do Êxodo, onde Moisés é convidado a subir à montanha de Javé e ao descer, contou ao povo tudo o que Javé lhe havia dito. A resposta do povo é uma só: “Faremos tudo o que Javé disse”. Qual será a resposta dos discípulos? Desde já podemos concluir que eles se deixam levar pelo medo e perplexidade. O Evangelista afirma que “as roupas de Jesus ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar”. Essa transformação aponta para a realidade da ressurreição de Jesus. Ninguém, nem mesmo a morte, poderá deter o projeto do Reino, pois o Mestre vai ressuscitar depois de três dias.

Moisés e Elias – que representam respectivamente a Lei e os Profetas conversam com Jesus. Elias é o responsável pela libertação do povo da idolatria que gera opressão. Moisés é o líder da libertação do Egito. O comparecimento deles vem dar testemunho de Jesus: ele é o libertador definitivo, prometido e prefigurado nos líderes do passado. O próprio Pai garante que Jesus é seu Filho amado, ao qual é preciso dar adesão.

Pedro representa todos nós quando pretendemos viver a alegria da ressurreição sem passar pela entrega e pela morte.  No fim de tudo, os discípulos se perguntam o que queria dizer “ressuscitar dos mortos”. É impossível saber quem é Jesus sem ir com ele até a cruz, sem passar pela morte, sem voltar à Galileia para anunciar aí, por meio de uma prática libertadora, que o Mestre está vivo. Pedro – e todos nós com ele – sofremos de ignorância crônica a respeito de quem é Jesus. Por isso é que “escutar o que ele diz” significa ir com ele até o fim. “E, de repente, olhando em volta, os discípulos não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles”.

Jesus é a única autoridade credenciada pelo Pai. Ele está conosco para nos ajudar a descer do monte e a vencer o medo e a perplexidade. A propósito, descemos da montanha e assumimos o projeto de Jesus? Passamos com ele da cruz para a ressurreição?