A Voz do Pastor › 24/12/2018

Deus fez morada no meio de nós

No evangelho que a liturgia nos propõe na noite de natal (Lc 2,1-14) temos o relato do nascimento de Jesus. “Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vocês um salvador, que é o Messias, o Senhor”. O anúncio central do trecho de hoje traz em si o início e a realização da salvação. Isso se torna compreensível se levarmos em conta o título que o Menino recebe da parte dos anjos: ele é Salvador.

O Messias entra na história da humanidade por caminhos alternativos não trilhados pelos poderosos. O imperador Augusto decreta, para todo o império romano, um recadastramento que tem por objetivo arrecadar taxas sobre pessoas livres e escravas, homens e mulheres. Maria dá à luz sozinha, durante uma viagem, fora de casa, sem encontrar lugar entre os parentes, na maior solidão e abandono. Jesus é colocado numa manjedoura e recebe a visita dos pastores, gente marginalizada e odiada por causa de sua conduta.

Assim a história da salvação não nasce em Roma, sede do poder absolutizado, e sim em Belém, na pessoa de alguém que foi marginalizado antes mesmo de nascer. O Menino pobre que nasce em Belém possui o poder da comunicação que vem de Deus: um anjo do Senhor se encarrega de comunicar a grande novidade à humanidade. Mas a comunicação de Deus possui caminhos alternativos: não se dirige aos poderosos, e sim aos pastores. O povo do Messias pobre são esses marginalizados da sociedade. Eles são envolvidos pela luz divina e recebem a comunicação da boa notícia, ao mesmo tempo em que são encarregados de transmiti-la a todo o povo. A propósito, vamos acolher este Deus-menino que nasce neste natal?

DEUS FEZ MORADA NO MEIO DE NÓS –  É natal, o maior mistério de amor de Deus com a humanidade. Ele nos amou com tamanha grandiosidade a ponto de fazer-se pessoa humana e vir morar no meio de nós. Deus se faz pessoa humana e vem morar no meio de nós para nos mostrar o quanto ele nos ama. E este é o ensinamento que ele nos deixa. Amar a todos indistintamente, assim como Ele nos ama. E se fossemos capazes de vivermos, ainda que um pouquinho deste amor transformaríamos nosso mundo de injustiças, desigualdades, ódios, egoísmos, maldades… num mundo de paz, alegria, esperança, justiça, fraternidade, amor… Só teremos natal, se nos colocarmos na mesma causa do menino-Deus e colaboramos com ele na construção da irmandade universal. A todos que querem nascer com Jesus para uma vida melhor, o desejo de um feliz, santo e abençoado natal.

Leonir Alves

leoniralves@radiomaristela.com.br