A Voz do Pastor › 11/12/2020

Como preparar a vinda de Jesus

Canva

O Evangelho deste final de semana ((Jo 1,6-8.19-28), terceiro domingo do advento, mostra João Batista anunciando a vinda de Jesus.

Os vv. 6-8 pertencem ao Prólogo do evangelho onde diz que, “apareceu um homem enviado por Deus; seu nome era João”. A testemunha é uma pessoa comum, um ser humano com identidade própria (nome) que Deus credenciou. A missão de João é “ser testemunha e dar testemunho da luz, a fim de que todos cheguem à fé”.

Os vv. 19-28 falam do contexto em que se desenvolve a ação da testemunha da vida que é Jesus: a da luta entre as trevas e a luz. As trevas são as lideranças político-religiosas do tempo. Antes de tentar apagar a luz-vida que é Jesus, elas querem eliminar João, a testemunha e por isso vão logo perguntando: “Quem é você?”. A resposta de João, “Eu não sou o Messias”, nos fala das suspeitas dos investigadores: temiam que João se declarasse o inaugurador de nova ordem social, um líder de movimento popular que se opusesse às autoridades existentes. João nega também ser Elias e o Profeta.

A comissão de inquérito sossega um pouco, mas não se satisfaz. E continua investigando: “Quem é você? Temos que levar uma resposta aos que nos enviaram. Quem você diz que é?”. João se autodefine como “uma voz que grita no deserto: ‘Endireitem o caminho do Senhor!’. Mencionando o deserto, o evangelho aponta para a nova sociedade que está para chegar com Jesus. João veio tirar os obstáculos que impedem a construção do novo. E os principais empecilhos são justamente as autoridades que mantêm o povo dominado. Elas “entortaram o caminho do Senhor”, impedindo ao povo o acesso à vida. A propósito, que obstáculos precisamos retirar para preparar a vinda de Jesus neste natal?

NOSSA SENHORA DE GUADALUPE – Neste sábado, 12 de dezembro, a Igreja celebra a festa de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina. Sua origem está na aparição da Virgem Maria a um pobre índio, Juan Diego, em Tepeyac, noroeste da Cidade do México, em 9 de Dezembro de 1531. Pelos relatos, uma “Senhora do Céu” apareceu a Juan Diego, identificou-se como a mãe do verdadeiro Deus, fez crescer flores numa colina semidesértica em pleno inverno e deixou sua própria imagem impressa milagrosamente em seu Tilma, em um tecido supostamente de pouca qualidade (feito a partir do cacto), que deveria se deteriorar em 20 anos.  Em ampliações da face de Nossa senhora, os seus olhos, na imagem gravada, parecem refletir o que estava à Sua frente em 1531 – Juan Diego, e o bispo.

Pe. Leonir Alves