A Voz do Pastor › 03/12/2020

Como estamos nos preparando para o natal?

Dorothée QUENNESSON por Pixabay

O Evangelho deste final de semana (Mc 1,1-8), segundo domingo do advento apresenta João Batista, como aquele que prepara a vinda de Jesus.

É o começo do Evangelho de Marcos que foi, provavelmente, o primeiro texto de catequese das comunidades primitivas. O evangelista concentra seus esforços na demonstração de “quem é Jesus”. E, desde o início, deixa claro: o que vamos encontrar neste livro é apenas o começo. Esse dado é importante para entendermos a intenção do evangelista: percorrer o caminho que leva a Jesus é estar sempre disposto a começar, a reaprender.

Se quisermos encontrar Jesus e saborear a boa notícia que ele é e traz, precisamos recomeçar sempre junto aos empobrecidos e marginalizados da sociedade, aprendendo com suas esperanças e lutas.

O texto fala de João Batista, o precursor do Messias-Filho de Deus, apresentando-o como o mensageiro que vai à frente de alguém mais importante, como o profeta que veio para preparar o caminho do Senhor. O precursor aparece no deserto. Essa indicação é importante, pois recorda ao mesmo tempo, o período que vai da libertação do Egito até a entrada na Terra Prometida e o período da saída do exílio na Babilônia até o regresso à pátria.

Jesus será, portanto, aquele que vai introduzir o povo em nova realidade. De fato, suas primeiras palavras no Evangelho de Marcos são estas: “O tempo já se cumpriu, e o reino de Deus está próximo. Convertam-se e acreditem na boa notícia”.

A preparação para a vinda de Jesus feita por João Batista é direcionada a cada um de nós. A propósito, como está nossa preparação para acolher o Deus-menino que vem a nós?