A Voz do Pastor › 01/12/2021

A SALVAÇÃO É CONVITE PARA TODOS

O evangelho deste final de semana, (Lc 3,1-6), segundo domingo do advento, temos João Batista, apresentando Jesus, como caminho de salvação para todos.

O texto de hoje mostra como se inicia o caminho de Jesus e como se inicia a nova história por ele trazida. Lucas apresenta a atividade libertadora de Jesus como caminho alternativo que não passa pela “história oficial”, pois esta é marcada pela ambição e exploração que geram a morte. O caminho de Jesus é diferente: em vez de tirar a vida das pessoas, entrega a própria, a fim de que todos possam viver. Seu caminho inicia com João, filho de Zacarias, no deserto. A menção do deserto é importante para entendermos o caminho de Jesus. O deserto evoca o êxodo, a saída do Egito rumo à nova terra, à forma diferente de viver.

A “história oficial” repete a opressão do faraó. E Jesus é o novo e definitivo líder que conduz, por caminho diferente, à posse da vida. João prega um batismo de conversão para o perdão dos pecados. Convida a iniciar nova história. O batismo era o sinal que marcava o novo início. Faz-se necessário voltar atrás, aceitar a novidade que está para chegar, a fim de ter vida e liberdade. A missão de João é situada no tempo e no espaço, e sua pregação se assenta sobre a do Segundo Isaías (Is 40-55), do qual ele cita as palavras: “Preparem o caminho do Senhor, endireitem suas estradas. Todo vale será aterrado, toda montanha e colina serão aplainadas; as passagens tortuosas ficarão retas, e os caminhos esburacados serão nivelados”.

Assim entendemos a finalidade da missão de João: proclamar o fim da “história oficial” e o início da história que Jesus vai construir com os pobres e a partir deles. Diferentemente dos demais evangelistas, Lucas prolonga a citação de Isaías, acrescentando, como parte da pregação de João, esta frase: “E todo homem verá a salvação de Deus”. Com isso quis mostrar que o caminho de Jesus é proposta aberta a todos, também aos que pertencem à “história oficial”, desde que se convertam e endireitem o próprio caminho para serem salvos.