Comunidade São Sebastião - Bairro Jardim Eldorado

Comunidade São Sebastião – Bairro Jardim Eldorado

Rua Elizeu Küwer, 126

Telefone: (51)

Em 1977, com o crescimento do então bairro Curtume, um grupo de casais do Movimento de Cursilhos, iniciou um trabalho voluntário de assistência às famílias mais carentes. Então sentiu-se a necessidade de atender também as carências espirituais dessas famílias. Desta forma iniciou-se os cultos dominicais nas casa do Sr. Moisés e Sr. Natalino, onde o Pão da Palavra e da Eucaristia eram levados todos os domingos, pelos ministros extraordinários da comunhão, Sr. João Maciel e a Professora Terezinha. Vendo a participação das crianças nos cultos e a impossibilidade das mães trabalharem por não ter com quem deixar os filhos, surgiu a idéia da criação de uma creche.

O grupo, juntamente com o pároco padre Lírio Casagrande, alugou uma casinha e, aí iniciou-se, em março de 1988, a Creche do Curtume. O padre, entusiasmado com a freqüência dos pais nas celebrações, destinou o resultado da festa de São Domingos, daquele ano, para a construção do primeiro prédio da creche. As celebrações eucarísticas aconteceram no refeitório da creche por muitos anos.

Em 1984, foram realizadas as missões redentoristas em nossa cidade e, também, no bairro, nas dependências da creche. O povo foi tão motivado pelos missionários, que o pároco, padre Reinaldo, resolveu criar uma comissão para trabalhar no sentido de se construir um salão comunitário. No dia 02 de junho de 1984, foi eleita a primeira comissão da igreja, cujo o presidente foi o Sr. Joaquim S. Rocha, também foi escolhido um santo padroeiro para o bairro: São Sebastião. Esta comissão, já sob a coordenação do novo pároco, padre Adelino, com o apoio da associação do bairro, clube de mães, grupo de jovens, o Esporte Clube Vila Nova e toda a comunidade, com muita garra e fé, iniciaram a construção do salão comunitário que foi inaugurado em 19 de setembro de 1987.

Em 1989, o Sr. Osmar Santos tornou-se o novo presidente. Com o afastamento do Sr Osmar, os senhores José Daitx dos Santos, José Claudino da Silveira e Antonio Linhares assumiram, provisoriamente, o comando da comissão. Em 1990, reassumiu a presidência o Sr. Joaquim Rocha e, com o auxílio e a participação da comunidade, construiu a igreja, que foi inaugurada em 20 de abril de 1991. O presidente veio a falecer em 17 de dezembro de 1991, então, assumiu seu vice Sr. José C. Silveira.

Em 1993, assumiu a presidência o Sr. Atenor Schardosim e permaneceu até 1995.

De 1996, até os dias de hoje já presidiram o comissão da Igreja e salão os senhores: professor Ivo P. Della (1996); Francisco Honorato da Rosa (1997-2000); Ormandi Gatelli (2001-2002); Antonio Linhares (2003-2004); Marzeu Batista Roldão (2005-2010); Márcio Vargas Scheffer (2011-2012) e no ano de 2013 até 2017 o Sr. Inácio Schardosim e em 2018 um grupo de mulheres assumiu a coordenação da comunidade.

É uma comunidade pronta para dar seu sim para Deus e para os irmãos.

Santa Luzia
Quarta-feira 19h