Comunidade São Francisco de Assis - Bairro São Francisco

Comunidade São Francisco de Assis – Bairro São Francisco

Rua Araribóia, 328

Telefone: (51)

A comunidade São Francisco de Assis teve seu início em 1981, quando o então Pároco Reinaldo Benini, juntamente com duas irmãs religiosas, chegaram a casa da sra. Andrelina Evaldt da Silva (uma das primeiras moradoras do bairro) e pediram uma casa para realizar as missas. Esta cedeu a casa, não somente para as missas nos domingos pela manhã, mas também a garagem para a realização dos encontros de catequese. Ela também ficou incumbida de convidar mais pessoas para fazerem parte de uma equipe de coordenação, que escolheu por padroeiro São Francisco de Assis.

O primeiro livro ata e o primeiro livro caixa foram comprados através da venda de saquinhos de pipoca e amendoim,  reparados por ela. O pároco havia ganhado um terreno. A partir daí foram realizadas tardes dançantes aos domingos, na casa da sra. Calintia Evaldt, onde eram vendidos doces e salgados e, também visitadas várias famílias pedindo auxílio para a construção do centro comunitário, onde se encontra hoje o condomínio Ilhas Park, pois o padre já tinha o terreno. Com o ganho de causa de ação na justiça pedindo reintegração de posse por parte de um senhor que se dizia proprietário da área, os moradores, incluindo o centro comunitário, foram ressarcidos e a comunidade católica ganhou um terreno localizado na Rua Araribóia, esquina com a Rua São Pedro.

Foi primeiramente construída a Igreja, inaugurada em 1995 e depois o salão. Muitas foram às pessoas que se doaram neste trabalho: através da mão de obra, doação de materiais, fazendo visitas nas casas e comércios. O primeiro coordenador da comunidade foi Santino Isaias da Rosa, e o primeiro festeiro foi Valdírio Zanelato. Vários outros estiveram à frente da coordenação, sempre lutando por melhorias da comunidade, como a associação de moradores, o clube de mães, o posto de saúde, a aquisição de água e esgoto.

Em 2014 a Igreja foi atingida por um vento que destruiu parte da igreja e destelhou o salão. O coordenador, na época, Orlando Matos da Silveira, com o auxílio de sua coordenação, participantes e simpatizantes reconstruiu. Foram realizadas além, da festa e do jantar, uma rifa e a Doação do livro Ouro. A comunidade tem uma sala para os encontros de catequese, com turmas de Eucaristia e Crisma e os ministros que levam a Eucaristia aos doentes e auxiliam nas celebrações, como também está ativo um grupo de família. O salão ainda é utilizado para reuniões e atividades realizadas pela Associação de Moradores e pelo Posto de Saúde.