Comunidade Santa Rita de Cássia - Bairro Faxinal

Comunidade Santa Rita de Cássia – Bairro Faxinal

Rodovia Estrada do Mar

Telefone: (51)

As primeiras celebrações do bairro Faxinal, aconteciam nas casas dos moradores, pois esses, sentiam a necessidade de juntos celebrar a Palavra de Deus. A primeira novena da comunidade aconteceu na escola de madeira do bairro, afim de arrecadar fundos para a construção da primeira igreja. Foi construído um salão de madeira, onde ali eram feitas as festas e celebrações. O terreno foi doado por Adolfo Francisco Bauer.

Em meados dos anos 70, foi construída a primeira igreja da comunidade, tendo como padroeira Santa Rita de Cássia. Seus primeiros coordenadores, os que estiveram a frente desta construção: Rui San Leon e Valter Mirim Flor. A primeira capela foi construída graças as doações generosas dos moradores da comunidade. Assim, a Igreja do Faxinal  começou a prosperar, sendo uma das primeiras comunidades da paróquia a construir uma igreja no bairro.

Em meados de 73, surgiu o primeiro encontro de jovens, tendo como fundadores Antônio Dorival Bauer e Jorge Bauer. Em 1977, nasceu o grupo de jovens JOCAP (Jovens a Caminho da Paz). Hoje com 36 anos de atuação e perseverança na caminhada com Cristo.
Em 13 de maio de 1984 a comunidade foi visitada melas missões, assim surgiram os grupos de famílias. Hoje em menor número, mas atuantes e perseverantes, realizando os encontros nas casas dos moradores.

No ano de 2000 iniciou-se o grupo de mães, tendo como a primeira coordenadora: Jussara Bauer. Com a estrutura já comprometida, em 2007, começou a construção da atual igreja, e, em 2010, foi feita a primeira missa celebrada pelo Padre Ceverino. Durante todos estes anos a comunidade ofereceu catequese para as crianças e jovens.

No ano de 2015 foi implantada a Infância e Adolescência Missionária (IAM), tendo como coordenadores: Leonardo, Claudete e Renata, enriquecendo ainda mais esta comunidade.

Hoje a comunidade oferece entre serviços e atividades: batizados, IAM, ministério dos coroinhas, catequese, grupo de jovens, missões, ministério da Eucaristia, ministério da Palavra e cursilho. Uma comunidade atuante que caminha rumo ao que a paróquia e Diocese querem: SER COMUNIDADE EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO.