Comunidade Sagrada Família - Bairro Praia Itapeva Sul

Comunidade Sagrada Família – Bairro Praia Itapeva Sul

Rua Gal Flôres da Cunha, 626

A história da comunidade da Itapeva Sul começou em 1998 quando famílias de moradores e de veranistas se reuniam na garagem da casa da senhora Eva Webber, onde tinha um mini mercado, na Lagoa Jardim.

Um tempo depois, começaram a rezar missas na cancha de bocha da comunidade, onde tinha um espaço fechado. Com o passar dos anos, os sócios da associação dos moradores da comunidade, construíram um salão de festas neste local. Passando também, a ser usado para as missas. A escolha do padroeiro Sagrada Família, foi feita pelas famílias que participavam dessas missas.

Nesta época, foi feito uma doação de um terreno par a construção de uma igreja. Os doadores foram a senhora Vera Scheffer Flor (conhecida por Vera Mirim) e por um senhor conhecido como Marcão, que era um veranista e residente em Gramado. Por anos, este terreno ficou sem ser usado pela comunidade.

Houve tempos em que o padre Francisco Caldas (frei Chico) rezava missa todas as quartas-feiras.

No ano de 2014, quando uma nova coordenação assumiu, juntamente com o padre Edson Luiz Bataglin, que na época era pároco, as senhoras Marina Schardosim da Silva, Mariete da Silveira e Gislaine Matos, foram procurar as pessoas que doaram o terreno. Destaca-se também a ajuda de Jaime Ricardo Dietrich e Laura Neli Gatto, nesta coordenação.

Então, foi regularizado a situação do terreno doado e trocado pelo o atual. Durante todo esse tempo, sempre houve um grande esforço da comunidade e da paróquia para construir o prédio da igreja. Muitas foram as doações, festas, jantares e outras promoções para que seja levantada a tão sonhada igreja.

Em dezembro de 2021 o salão da associação não foi disponibilizado para que se realizasse a missa de natal. Então, o pároco padre Leonir Alves, pediu que os fiéis levassem suas cadeiras de praia, pois a missa iria acontecer mesmo sem um prédio físico para abrigar as pessoas. Não sabemos se esse foi o fator determinante, mas naqueles dias o empresário Rodrigo Dimer Machado procurou o padre Leonir e se disponibilizou a terminar a construção da tão sonhada igreja, que já havia sido iniciada, mas a obra estava parada e muito ainda faltava para ser concluída por falta de recursos financeiros.

Então, durante o ano de 2022 as obras reiniciaram e em 23 de dezembro foi realizada a primeira missa presidida pelo pároco padre Leonir Alves e grande participação da comunidade. Somente em 24 de fevereiro de 2023, aconteceu a benção do prédio e do altar em missa presidida pelo bispo diocesano Dom Jaime Pedro Kohl e com grande presença da comunidade.