Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes - Bairro Praia Real

Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes – Bairro Praia Real

Rua Humaitá, 488

No ano de 1986 o senhor Ruy San Leon iniciou uma arrecadação com a comunidade da Praia Real para construir uma igreja Católica. Ele batia de porta em porta convidando os moradores para o ajudarem. O padre da época era o Adelino Baungartner que abraçou a causa com ele. Mais tarde foi o Padre Lino Weber.

A família de Ruy San Leon era quem levava o padre para rezar as missas. Nesta época era realizada a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, com procissão e bênção dos carros, por ser a santa de devoção pessoal deste senhor fundador.

Como a igreja foi construída numa área pública a ideia era de mais tarde passar a ser da Igreja Católica, pois o prédio foi levantado pelos católicos. Isso não aconteceu, porque o senhor Ruy San Leon ficou doente.

Com o seu falecimento em 2001, o prédio foi praticamente abandonado e um vendaval o destelhou. Mesmo assim familiares ainda tentaram passar para a comunidade a manutenção da igreja, mas ninguém assumiu.

Em 2016, o senhor Pedro Schneider, presidente da associação de moradores, novamente com ajuda da comunidade, levantou o prédio, arrecadou doações e completou a reforma, tornando o espaço ecumênico.

Em fevereiro de 2017 foi rezada a missa na nova igreja. E em maio deste mesmo ano em uma reunião com  a presença do pároco padre Leonir Alves,  três casais assumiram a coordenação da comunidade católica da Praia Real: Lúcia e Roberto Dias, Gorete e Antônio Costa, Elza e Levi Matos.

A comunidade católica conta com aproximadamente 40 famílias, onde se realiza os grupos de famílias.