Comunidade Nossa Senhora das Dores - Bairro Stan

Comunidade Nossa Senhora das Dores – Bairro Stan

Rua José Osório Cabral, 1095

Telefone: (51)

O Centro Comunitário Nossa Senhora das Dores foi fundado em 06 de janeiro de 1984. O primeiro encontro ocorreu na casa do senhor Aurino Manoel Roxo. Na ocasião, foi realizada a primeira missa que teve como celebrante o Padre Reinaldo Benini, Pároco da época. Após, as missas foram celebradas por seu sucessor Padre Adelino Baugartner.

A princípio o nome do padroeiro deveria ser Dimas, mas não foi aprovado pela comunidade. Então, de comum acordo, foi escolhido o nome do novo padroeiro: Nossa Senhora das Dores. Assim a comunidade deu início em um humilde barracão de madeira, onde era realizada catequese e celebrada a santa missa. As primeiras catequistas da comunidade foram Helena e Geneci Nunes.

Em setembro de 1984 foi realizada a primeira festa em honra a padroeira Nossa Senhora das Dores. Os festeiros foram casal Gaspar José da Silva e Elza Teotonia da Silva, sendo o coordenador da comunidade o senhor Otávio Ezídio Motta. Com o esforço da comunidade e apoio do Padre Adelino, em 1986 deu-se início a fundação da nova obra, em alvenaria, do novo salão comunitário.

Depois do primeiro coordenador da comunidade, deram continuidade aos trabalhos os seguintes coordenadores e sua equipe: José Magnus Monteiro, José Boh Filho, Antonio C. B. Hilário, Enedir Eduardo da Rosa, Custódio dos Santos Silveira, Francisco Manoel Neves, Maria Candida Pasqualine, Nivaldo Bertoldo, Loreni John, Paulo Roberto Cardoso e atualmente Leila Beatriz de Oliveira.