Comunidade Nossa Senhora da Conceição - Bairro Guarita

Comunidade Nossa Senhora da Conceição – Bairro Guarita

Rua Santa Luzia, nº 90

A comunidade Nossa Senhora da Conceição, do bairro Guarita teve início em meados dos anos 1990 e, por volta do ano de 1995, como em todas as comunidades da paróquia, algumas pessoas tocadas pelo Espírito Santo iniciaram um trabalho voluntário em prol das famílias, das crianças e do anúncio do Evangelho. Onde dona Eva Mariano, que fazia parte da Pastoral da Criança, juntamente com a dona Terezinha Oliveira, buscaram, junto à comunidade, pessoas dispostas a este trabalho pastoral. Junto a elas começaram a participar, desta missão, Marli, Geni e Noí.

No início começaram servindo alimentos, como sopão e arroz com galinha, para as famílias mais necessitadas. Isto acontecia em um pequeno local, feito por voluntários de 3×3 metros. Foi então que se iniciou a Pastoral da criança, pesando e distribuindo a multi mistura.

A primeira festa de Natal foi realizada embaixo de uma árvore, onde muitas crianças participaram. Nesta época o padre Adelino Baumgartner visitava a comunidade e começou a incentivar para que ali se formassem, além da pastoral, a catequese e as missas. Esse sonho começou a ser realizado com a graça de Deus.

Começaram os batizados, casamentos, Eucaristia, procissões de Corpus Christi e a comunidade escolheu como padroeira Nossa Senhora da Conceição. Muitas pessoas foram se juntando a este trabalho, como por exemplo o diácono Arnaldo José de Mello, que foi um grande incentivador na evangelização.

Além dos trabalhos religiosos, o diácono Arnaldo e outros membros da comunidade como o senhor Neri, Rosa, Irineu e Eliane sentiram a necessidade de ampliar o salão comunitário. Então, foi equipado uma cozinha, sendo um ponto importante na caminhada desta comunidade.

Houve também, a ajuda da irmã Angelina, que iniciou um trabalho de visitação às casas, onde a Capelinha de Nossa Senhora começou a circular nas famílias, sendo presença nas casas da comunidade.

Em 2018 iniciou um grupo de oração, assessorado pela Renovação Carismática Católica, que se chama Imaculada Conceição. Este grupo assumiu a liturgia, animação e evangelização junto à comunidade. Há encontros todas as quintas-feiras, sendo na primeira e terceira quinta-feira, missa e nas outras, grupo de oração.

A comunidade agradece a Deus por todos que iniciaram, deram seu sangue, suor e seu tempo para que chegasse até hoje. Sabe-se que é necessário ir a “águas mais profundas”, para que Jesus seja cada vez mais conhecido e amado pelo povo da comunidade.

Louva-se a Deus e a Nossa Senhora da Conceição, especialmente ao padre Adelino, diácono Arnaldo, dona Eva, dona Terezinha, Neri, Irineu e suas famílias, por serem o sal da terra e luz do mundo.