Notícias da paróquia › 27/09/2021

Lideranças participam de retiro paroquial

As lideranças da Paróquia São Domingos estiveram participando de um retiro de avivamento no último domingo 26 de setembro, na casa dos freis capuchinhos na Praia Rosa do Mar. Este momento foi pensado a partir das angústias relatadas por alguns líderes diante o que estavam vivendo na pandemia. Então, a coordenação do Conselho Pastoral Paroquial (CPP), percebeu que era necessário “cuidar dos cuidadores”.

Iluminados pelo Evangelho de Lucas 24, 13-35, os participantes do retiro foram convidados a refazerem o caminho de Emaús. Reviver aquela caminhada nos dias de hoje, relatando seus medos, angústias e tristezas, mas, percebendo que Jesus vem sempre ao encontro, conversa e caminha junto, mostra que sua ressurreição é motivo de retornar de onde tudo parou (antes da pandemia) e questionar-se sobre que tipo de Igreja se quer e quais critérios tem-se que adotar para que essa “nova Igreja” aconteça. Para isso, a coordenação do CPP, convidou o pároco de Três Cachoeiras, padre Luciano Motti, para assessorar no retiro e provocar as lideranças a exercerem este papel fundamental dentro da paróquia.

Adriano Bittencourt

O coordenador do retiro, Adriano Bittencout, conta que ao longo do encontro percebeu uma abertura muito grande dos participantes à proposta do retiro e que durante os momentos de partilha era perceptível que há um grande desejo de serem uma Igreja mais unida e comprometida com a acolhida te todos os irmãos e irmãs. “Para ser essa Igreja, muitas proposta surgiram, como encontros com os mais diversos carismas, momentos de oração, ações sociais em conjunto, entre outras iniciativas. Volto para casa com o coração cheio de esperança e com a certeza de que todos ao longo desse dia reencontraram Cristo e assim voltam cheios do Espírito Santo para concretizar a sua missão inseridos na sua realidade”, relata.

A coordenadora do Grupo de Oração Mãe de Deus, da Renovação Carismática, Rossandra Maciel de Bittencout, conta que no gesto de partilha se reconhece Jesus em cada face, reavivando em cada um a unidade enquanto Igreja, onde Jesus é a cabeça, e os Movimentos, em sua diversidade, comunidades, pastorais e serviços formam o corpo e que essa é a unidade que ser quer cultivar para que ao olharem para os católicos todos possam dizer: “vede como eles se amam”. “Esse retiro nos revelou ainda mais o quanto precisamos uns dos outros. Chegamos lá, cada um com suas angústias e questionamentos, esperando uma resposta pronta. Mas na sua simplicidade, o Espírito Santo nos levou a deixar de lado nossas certezas para que pudéssemos construir em conjunto os próximos passos dessa caminhada.  E foi maravilhoso!”, comemora.

A coordenadora do CPP, Cátia Biff Ronconi, faz um agradecimento pela oportunidade de, desta vez, estar como participante: “quero colocar aqui minha gratidão ao lindo encontro deste domingo, foi ótimo poder ouvir mais e ser participante, me fez muito bem, me deu mais ânimo e alívio ao cansaço. Obrigada por cada um que colaborou para que este momento acontecesse. Adriano esteve iluminado em suas palavras e conduziu muito bem a todos, lembrando que cada pessoa foi muito importante para a realização do retiro, muito, muito obrigada. Que Deus abençoe a todos”. Agradece a coordenadora.