Notícias da paróquia › 24/11/2021

Grupos do Movimento Bom Pastor participam de retiro

Os grupos do Movimento Bom Pastor, das paróquias São Domingos e São José Operário se encontraram, no dia 21 de novembro de 2021, no Hotel Oceano, em Torres, para a primeira edição do retiro “De volta ao Pastoreio”.

O encontro contou com a presença de três padres: Leonir Alves e Almo Koller, pároco e vigário da Paróquia São Domingos, respectivamente e Gilberto Fraga, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Amparo, de Dom Pedro de Alcântara.

A animação do evento contou com a presença dos músicos Rodrigo Scandolara, de Torres e Jair Rodrigues Becker, o Chimbo, da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Arroio do Sal. E as mensagens foram assessoradas pelo padre Gilberto Fraga, com o tema “A grande comunhão com Cristo e a Igreja” e pelo leigo Jucimar Godinho, com o tema “Intimidade com Jesus na oração”.

Padre Gilberto falou sobre as múltiplas possibilidades de comunhão com a Igreja. Trouxe aos participantes o capítulo 8 da exortação apostólica do Papa Francisco, Amoris Laetitia, que trata das fragilidades que a Igreja é chamada a curar. Com a proposta do escutar, discernir e integrar, a Igreja quer oferecer aos casais “irregulares” uma possibilidade personalizada para integrá-los à comunidade.

“Esses casais em segunda união não estão excomungados, pelo contrário, são chamados a percorrerem um caminho de integração comunitário, perpassando todas as dimensões da vida comunitária: sacramental, espiritual, doutrinal. Cada casal é convidado a deixar a posição de passividade e vitimismo, para uma decisão eclesial madura e ativa frente a comunidade de fé”. Salienta o pároco de Dom Pedro de Alcântara.

A coordenadora do movimento Bom Pastor de Torres, Rilda Perraro Vieira, conta que com tanto tempo de isolamento da pandemia, sentiu a necessidade de fomentar a chama do Espírito Santo em cada membro do Movimento Bom Pastor. Por isso, com o auxílio da Pascom São Domingos realizaram o retiro.

“Foi uma tarde abençoada com muitos louvores e troca de experiências. Quero expor minha gratidão a todos que nos ajudaram com a execução desse projeto. Juntos somos mais fortes”. Agradece Rilda.

O Movimento Bom Pastor convida a todos os casais, em segunda união, a caminharem juntos com a Igreja, em comunidade e através do próprio movimento. Contatos podem ser feitos pelo WhatsApp 3664-1166.