Notícias da paróquia › 09/09/2021

Equipe Vocacional Paroquial realiza formação

Na quarta-feira, 08 de setembro de 2021, a Equipe Vocacional Paroquial (EVP) de Torres esteve reunida com o referencial da animação vocacional diocesana, padre Ederson Tiago Oliveira da Silva, para uma conversa e estudo acerca do subsídio para Formação de Animadoras e Animadores Vocacionais.

Foi o primeiro encontro promovido na modalidade presencial desde que se iniciou a pandemia. Todos os integrantes da EVP São Domingos estavam com muitas expectativas e ansiosos, pois, muitas são as funções, ações pastorais e ou diocesanas para serem implementadas na caminhada deste serviço, que é tão indispensável a Igreja.

O encontro iniciou com a missa das 19h na comunidade Santa Luzia, presidida pelo padre Ederson, e logo após se encontraram no Centro de Pastoral, onde juntos viram a necessidade de serem uma equipe mais aberta e mais atenta às diferentes vocações, conforme o Papa Francisco vem mostrando em todos os seus exemplos e escritos. É necessário se criar uma cultura de animação vocacional.

Carmem Lucia de Souza Oliveira – Coordenadora da EVP

A coordenadora da EVP paroquial, Carmem Lúcia de Souza Oliveira, conta que há tempos já acompanha a animação vocacional masculina, juntos os seminaristas da Diocese de Osório, porém, agora junto às irmãs das congregações existentes na diocese vem preparando e vivenciando os Kairós femininos. “Me sinto muito feliz em ser presença constante na vida do seminaristas e vocacionados, compartilhando com eles momentos de alegria. Escutar, rezar, aprender com cada um. É um serviço que transborda meu coração de alegria e, o faço com amor”, relata.

Referencial do Serviço de Animação Vocacional – Pe Ederson Tiago Oliveira da Silva

“Sempre dizemos que a cultura vocacional deve ser de fato cultural, ela precisa se enraizar na realidade do povo. Nosso sonho como animação vocacional é que se crie uma verdadeira cultura vocacional na diocese. E se fale sobre as vocações, que se possa vivenciá-las e celebrá-las dentro da nossa Igreja. Isto é um trabalho de vocacionalizar as pastorais, os movimentos, toda a vida da Igreja e exige de nós cada vez mais manifestar e mostrar as vocações na vida da Igreja e perceber o quanto importante elas são para o andamento e anuncio do Evangelho”, afirma padre Ederson.

A Equipe Vocacional paroquial, orienta que todos devem ficar atentos as mais diversas vocações, pois eles brotam nos mais variados ambientes. E, convida os jovens a ficarem alertas ao chamado de Deus e, caso necessitem de uma conversa amorosa e cheia de compreensão, é só procurar a EVP através do whatsApp paroquial 3664-1166 que então, membros da EVP entrarão em contato