Notícias da paróquia › 28/01/2021

Comunidades da paróquia São Domingos contam sua história

A Pastoral da Comunicação (PASCOM) da Paróquia São Domingos em Torres se propôs a organizar um acervo escrito da história da Paróquia e de todas as suas dezessete comunidades.

Para isso, desde 2019, quando o site da paróquia foi lançado, lideranças das comunidades foram convidadas a buscar informações quanto a sua história.

Foi uma pesquisa difícil e detalhada que os membros das comunidades realizaram, pois foram pesquisar em seus registros, como atas, festas e também conversas com os moradores mais antigos.

​Com relação a história da Paróquia São Domingos e da comunidade Santa Luzia do Centro, a pesquisa foi toda realizada através dos registros constantes no Livro Tombo, livro este, que cada pároco que passa pela paróquia faz seus registros do tempo que nela atua.

​O agente da PASCOM, Fabiano Silveira de Oliveira, que foi o responsável em buscar estas informações junto às comunidades, conta que foi um trabalho lento, porém, a cada escrito que chegava era uma nova descoberta e um sentimento de admiração por todos leigos, padres e religiosos que fizeram acontecer a paróquia.

“Antes mesmo de o site paroquial ser lançado, ou melhor, antes de a PASCOM existir enquanto pastoral em nossa paróquia, nós já vínhamos catalogando e publicando algumas histórias das comunidades em um informativo paroquial impresso que tínhamos. Com o lançamento do site, fomos em busca das demais comunidades e ficamos maravilhados com os riquíssimos relatos e esforço de cada comunidade para que as coisas fossem acontecendo e se tornassem o que são hoje: comunidades que amam a Igreja e que amam sua história”, relata.

Outra agente da PASCOM, envolvida nesse processo, foi a Carmem Lúcia de Souza Oliveira. Ela ficou responsável de ler, sob autorização do Pároco Leonir Alves, todos os registros paroquiais do Livro Tombo e escrever, de forma concisa, os 183 anos de história da Paróquia São Domingos. Ela conta que a leitura nem sempre foi fácil de entendimento, pois é escrito a mão, e muitas páginas estão borradas ou apagadas pelo tempo.

“Ler o Livro Tombo foi uma honra para mim, que sou amante da leitura e de história. Me senti muito curiosa, entusiasmada e a cada folha lida, novas expectativas acerca de tantos anos de história ali registrados. Foi um trabalho edificante, senti um misto de emoções e sentimentos como se estivesse vivenciando cada acontecimento”, conta com a certeza de que a nossa história, enquanto Igreja e paróquia, é linda, interessante e enriquecedora e nos dá esperança, aumenta nossa fé ao percebermos tantas e tantas vidas tocadas a serem Igreja viva e ambulante.

​A seguir, confira clicando no link de cada uma das comunidades e permita-se experienciar histórias de vida e fé: